MOBILIZAÇÃO PERMANENTE DOS APOSENTADOS AGITA O BRASIL

A COBAP, Federações e Entidades de Base, cumprindo uma agenda de mobilização nacional que iniciou em Aparecida/SP com a Missa, passeata e paralisação da Via Dutra, no mês de janeiro, seguindo em março com o Dia de Mobilização Nacional em vários Estados, continuando com entrega da pauta de reivindicação do PL4434/08 e Saúde +10, a partir dos municípios, usando a tribuna da Câmara pedindo aos vereadores para convencer seus deputados pela aprovação dos projetos.

Em maio, o presidente Warley com alguns dirigentes de federações e diretores, visitaram os gabinetes das lideranças de partidos e dos deputados federais para pressionar pela aprovação dos projetos que se encontram parados na Câmara.
A agenda de mobilização nacional ganhou força e ocupou ruas, a partir do dia 5 de agosto com o lançamento do UNA-SE (Movimento Unificado dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do INSS e do Serviço Público), que conta com a organização da COBAP, ANFIP, MOSAP e outras entidades filiadas. O evento foi marcado por um grande ato em Brasília durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, no Plenário da Câmara Federal.

O UNA-SE, surgiu da necessidade de lutar intensamente para aprovar a PL 4434/08, que corrige as aposentadorias do INSS conforme o número de salários mínimos da época da concessão, e a PEC 555/06, que extingue a cobrança da contribuição dos aposentados e pensionistas do serviço público.

O Movimento Unificado cumpriu uma agenda de mobilização no mês de agosto, além de Brasília, também em Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro organizado pela FETAPERJ e Natal-RN.

O 1º Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base, evento inédito em Natal, reuniu mais de 600 lideranças de todo o Brasil, para debater os direitos dos aposentados e idosos, suas lutas, avanços e desafios do movimento. O senador Paulo Paim ((PT/RS) foi homenageado pelo vereador George Câmara (PCdoB), autor da propositura com o titulo de Cidadão Natalense em sessão solene, minutos antes da abertura oficial do encontro.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da COBAP, Warley Martins, pelo presidente da Federação de Aposentados de MG, Robson Bittencourt, pelo presidente do MOSAP, Edson Guilherme, pelo senador Paulo Paim, pelo Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, pelo Presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, pelo chefe do Gabinete Civil, Kleber Fernandes, pelo deputado estadual, Hermano Morais (PMDB-RN) e pelo presidente do SINDAP-RN, Silberto Silva.

Robson fez a leitura da Carta Compromisso pela votação na Câmara de Deputados Federal dos PL 4434/08 e da PEC 555/06, entregue ao Deputado Henrique Alves, que após longo discurso sobre sua vida pública, assumiu o compromisso de levar para votação no dia 14/10.

No período da tarde (19/09), as ruas da capital potiguar foram palco de uma grande manifestação com mais de mil pessoas, segundo noticiaram vários veículos de comunicação,TV, Jornais, Revistas, Rádios e outros. Ótima cobertura da imprensa pela Assessoria de Ana Lucia Araujo, MANGA ROSA COMUNICAÇÃO.

Durante o encontro tivemos palestras, debates e trabalhos temáticos de interesse do movimento, com muita participação. Os encaminhamentos dos grupos foram enviados para os conselhos nacionais de Saúde e do Idoso como contribuição do movimento dos aposentados. Encerramento com a leitura da Carta de Natal.

Aposentados em alerta, a luta continua.
Dia 14/10, na Câmara Federal pela aprovação dos nossos projetos.

Deixe uma resposta